Trabalhe Conosco
Etiqueta
10 visitantes On-Line
344101 acessos desde 12/2001
Home
História
Culinária
Notícias
Ofertas
Classificados
Como pagar
Promoção
Lista de compras
Jogo
Visita
Cadastro
Contato
 


   Estilo de Vida Pode Retardar Câncer de Próstata

ST. LOUIS - Alterar a dieta e fazer exercícios regularmente pode reduzir a progressão do câncer de próstata, informou um especialista.

Estudos feitos em todo o mundo sugerem que manter peso normal e consumir mais vegetais e menos produtos animais pode retardar ou evitar o desenvolvimento do câncer de próstata, informou Eric Klein, chefe do Departamento de Urologia e oncologia da Cleveland Clinic Foundation, em Ohio, durante o encontro anual da American Dietetic Association, na segunda-feira.

Para o pesquisador, essa mensagem ainda não chegou a muitos americanos. "Uma dieta rica em gordura é fator de risco para câncer de próstata e há boas evidências de que determinados minerais e vitaminas poderiam evitar a doença", disse Klein.

Aumentam as evidências de que alimentos ricos em vitamina E e selênio podem reduzir dramaticamente a incidência e o risco de morte do câncer de próstata, informou o especialista.

"Os homens que usam estes suplementos nutricionais em determinadas doses têm um taxa menor de incidência de câncer de próstata e uma redução na mortalidade pela doença", disse Klein à Reuters Health.

O especialista se referiu a um grande estudo com mais de 29 mil homens - estudo Alfa Tocoferol-Beta Caroteno - que verificou que os voluntários que tomaram suplementos de vitamina E foram 32 por cento menos propensos ao câncer de próstata e 41 por cento menos propensos a morrer em função da doença.

O mesmo estudo verificou um aumento no câncer de pulmão no grupo que usou os suplementos. Por isso, Klein acha que é muito cedo para fazer recomendações gerais sobre tomar vitamina E para evitar câncer de próstata. Também acha que é cedo para recomendar suplementos de selênio até que mais pesquisas sejam realizadas.

O especialista recomendou que os homens aumentem o consumo dessas vitaminas e minerais através da alimentação. Frutos do mar, carne e castanha do Pará são boas fontes de selênio. Óleos vegetais, batata-doce, abacate, nozes e soja são ricos em vitamina E.

Os homens que consomem níveis maiores de licopeno, nutriente encontrado na maioria dos derivados de tomate, também mostraram ter um risco menor de câncer de próstata, disse Klein. Acrescentar soja à dieta pode afetar os hormônios em circulação e reduzir significativamente o risco da doença. Suplementos de licopeno e soja estão sendo testados como tratamento contra a enfermidade.

O câncer de próstata é o mais comum entre norte-americanos. Aproximadamente 200 mil novos casos são diagnosticados e ocorrem 31 mil mortes anualmente.

Para Klein, os nutricionistas são fundamentais para informar os homens que a dieta, exercício e um peso saudável podem afetar o risco para câncer de próstata de maneira intensa.

Segundo nutricionistas presentes ao encontro, estas informações são importantes e, provavelmente, a maioria dos homens nunca ouviu falar.

''É recomendável tentar comer mais frutas e vegetais diariamente'', disse Connie Diekman, diretora do Departamento de Nutrição da Universidade de Washington, em St. Louis.


Fonte: John Schieszer


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a página anterior